Por que Laravel? Uma entrevista exclusiva com Vedovelli! 5

Por que Laravel? Uma entrevista exclusiva com Vedovelli!

Uma referência no cenário nacional de desenvolvimento, que colabora com muito conteúdo para a comunidade, esse é o Vedovelli.

Eu faço parte dos inúmeros fãs seguidores que ele vem formando com seus incríveis vídeos, sempre focado em nos fazer entender a tecnologia como um todo. Os ensinamentos do Vedovelli são transformadores, atualmente estou trabalhando num novo projeto em Laravel, e está sendo muito bom poder contar com todo conteúdo do Vedovelli disponível no youtube e agora tem ainda mais no Vedcasts.com.br =)

Esta entrevista esclareceu minhas dúvidas e tenho certeza de que vai beneficiar a muitas outras pessoas! Por que Laravel? Eu encontrei essa resposta com o Vedovelli e te convido a enxergar por alguns instantes com a visão dele! Sem mais, vamos a entrevista!

Fabio Vedovelli

Fabio Vedovelli @vedovelli

Profissional de desenvolvimento web com 14 anos de experiência. Desenvolvedor back e front end com vasta expertise nas seguintes tecnologias/frameworks: PHP, Laravel, MySQL, HTML5, CSS3, Javascript, jQuery, AngularJS, Ember.js, Node.js, Amazon Web Services, configuração e manutenção servidores CentOS.

Na sua visão o que diferencia o Lavarel dos demais concorrentes?

Fabio Vedovelli

É difícil dar uma resposta simples pois o Laravel se destaca por mais um ponto, os quais listarei a seguir:

1. Documentação completa e fácil de ser compreendida. A divisão dos tópicos dentro da documentação obedece uma lógica a facilitar o aprendizado e a localização do que se precisa é muito fácil;

2. A curva de aprendizado é muito pequena e a mais plana dentre todos os frameworks que já avaliei (CakePHP, CodeIgniter, ZF 1 e 2, YII e PhalconPHP);

3. O engajamento da comunidade de desenvolvedores que utilizam (e amam) o Laravel é bastante grande, seja com disponibilidade para ajudar, seja para desenvolvimento de pacotes para resolver problemas que não são de responsabilidade do Laravel.

O que traz mais produtividade: Investir tempo para se adaptar e utilizar o Laravel, ou desenvolver livremente da maneira que você já domina e tem mais afinidade?

Fabio Vedovelli

Sem sombra de dúvida é investir em aprender a usar um framework. Com isso eu quero simplesmente dizer: compreenda orientação e objetos, compreenda o padrão MVC, compreenda os princípios S.O.L.I.D. e então parta o Laravel. Se tiver tempo, estude um ou dois outros frameworks (superficialmente, se já tiver escolhido o Laravel) que implementam o padrão MVC: isso ajudará a determinar o que o Laravel possui de pontos fortes e fracos.

Pode parecer que estou dizendo para você mergulhar em teoria antes de usar um simples framework porém eu não digo para fazer isso e só depois usar o Laravel. Mas você deve se interessar pela teoria que dá base aos frameworks. Compreender bem o problema que eles resolvem facilita o aprendizado e diminui consideravelmente o tempo necessário para dominar a ferramenta.

Para quem está começando uma STARTUP nesse momento, e está em dúvida se desenvolve seu produto digital com ou sem AJAX, por questões de prazo, qual é sua opinião sobre esse dilema?

Fabio Vedovelli

Depende muito do nível de conhecimento da equipe de desenvolvedores do produto. Se a startup possui um budget que permita contratar pelo menos um profissional full stack e o prazo disponível permitir que este profissional tenha o tempo necessário para se dedicar ao desenvolvimento server side (API) e o front end (Vue.js, Angular, Ember.js, React …) então minha sugestão é: parta para uma SPA (Single Page Application).

Agora se os recursos são limitados (o que quase sempre é verdade) então sugiro uma aplicação tradicional (muito PHP, pouco Javascript) para que se chegue logo ao MVP (minimum viable product). Uma vez tendo o que apresentar, fica mais fácil ganhar confiança e conseguir investimentos e/ou clientes.

Mas deixo um conselho: evite aplicações híbridas, que usam o Laravel para controlar autenticação e servir views mas que se usa Javascript para acessar os dados via chamadas AJAX. Elas funcionam bem, mas são muito difíceis de manter!

Quais são os principais erros que os desenvolvedores cometem utilizando Laravel?

Fabio Vedovelli

É difícil fazer algo muito errado ao usar Laravel: tudo é muito bem amarrado e explicado. Você precisa ter a intenção de fazer errado para que isso aconteça. O que vejo bastante são desenvolvedores que não se preocupam em aprender e aplicar S.O.L.I.D. e acabam com aplicações monstruosas que são muito difíceis de se manter.

Assim, os erros que mais vejo não estão relacionados a qualquer framework mas sim à compreensão de “problemas e complexidades do desenvolvimento de software”.

Para quem quer começar a desenvolver em Laravel, o que você recomenda para acelerar o aprendizado?

Fabio Vedovelli

Que assista meus vídeos, que leia a documentação antes de começar a usar e que se cadastre no http://slack.laravel.com.br


Aproveite o conteúdo do Vedovelli através do site www.vedovelli.com.br.

Essa entrevista também foi publicada no Medium neste link.

Se você gostou da entrevista, por favor clique ♥ para que outras pessoas possam ler…

  • http://tecnosalfa.esy.es Augusto

    ótima entrevista. Na terceira resposta quando ele faz uma ressalva, “Mas deixo um conselho..”, confesso que fiquei um pouco confuso sobre fazer requisições Ajax do tipo para acessar dados. Como que eu poderia fazer para ter a flexibilidade de uma aplicação assincronia, mas sem ter tantos transtornos? Se alguém poder me indicar materiais fico grato.

  • Edilson

    Olha, poucas vezes vi algum profissional como esse dando dicas tão valiosas para nossa área! obrigado mesmo, vou até compartilhar no grupo da faculdade onde estudo.

  • https://www.cristianopires.com.br/ Cristiano Pires

    SHOW estudando mais..

  • Luis Alves

    Curva de aprendizado menor que a do CI? Acho que não.

    • Johny Oliveira

      Concordo, em poucos dias já aprende CI e já desenvolve um aplicação.